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Serviço de Apoio Domiciliário

Prestação de cuidados e serviços a famílias e ou pessoas que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência física e ou psíquica.

Direção Técnica

Dra. Cláudia Bento

A Nossa Equipa

O serviço de apoio domiciliário é composto por ajudantes de acção directa com largos anos de experiencia, com formação em geriatria.

É uma equipa coesa em que o principal objectivo é o bem-estar do utente e a satisfação das suas necessidades.

Delineamos um plano de cuidados individualizado e adaptado às necessidades de cada um.

APOIO-DOM-GRANDE

Princípios Orientadores

Resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e ou pessoas que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência física e ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e ou a realização das actividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.

O Serviço de Apoio Domiciliário tem como objectivos:

Concorrer para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias
Contribuir para a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar
Contribuir para a permanência das pessoas no seu meio habitual de vida, retardando ou evitando o recurso a estruturas residenciais
Promover estratégias de desenvolvimento da autonomia
Prestar os cuidados e serviços adequados às necessidades dos utentes (mediante contratualização)
Facilitar o acesso a serviços da comunidade
Reforçar as competências e capacidades das famílias e de outros cuidadores.

Serviços

O Serviço de Apoio Domiciliário funciona 7 dias por semana, 365 dias por ano e disponibiliza aos seus utentes os seguintes serviços:
Cuidados de higiene e conforto pessoal.
Higiene do meio ambiente estritamente necessária à natureza do apoio a prestar.
Confecção, transporte e/ou distribuição de refeições respeitando as dietas com prescrição médica.
Lavagem e tratamento de roupas.
Disponibilização de informação facilitadora de acesso a serviços da comunidade adequadas à satisfação de outras necessidades.
Apoio psico-social.
Colaboração na prestação de cuidados de saúde sob supervisão de pessoal especializado.
Acompanhamento do utente em saídas ao exterior sempre que possível e de acordo com a organização do serviço.
Realização de diligências no exterior, aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços, deslocação a entidades da comunidade.
Actividades de animação aliadas a actividades decorrentes de outras valências ou no próprio plano de actividades do Serviço de Apoio Domiciliário sempre que possível.

Serviços Extra

Fisioterapia
Serviço de reabilitação a efectuar ao domicílio que proporciona aos utentes acamados ou com mobilidade reduzida o acesso á fisioterapia promovendo assim a sua recuperação.
Enfermagem
Prestação de cuidados de saúde em casa de quem não pode sair.
Entrega de medicamentos ao domicílio
Entrega na residência da medicação feita em colaboração com a farmácia da UMNSC.
Gestão da medicação
É efectuada a gestão semanal de toda a medicação dos utentes por um enfermeiro especializado.
Terapia da Fala
Serviço de terapia da fala efectuado no domicilio.
Cabeleireiro
A nossa cabeleireira desloca-se a casa dos utentes sempre que necessário para cortar e arranjar o cabelo a quem o desejar.

Inscrição

Para a inscrição dos utentes na valência de Serviço de Apoio Domiciliário da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição são necessários os seguintes documentos, a apresentar no Lar Montepio:

  • Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte
  • Fotocópia do Cartão de Pensionista (com NISS)
  • Fotocópia do Cartão de Saúde
  • Fotocópias dos Vales ou Comprovativos de Reforma
  • Fotocópia do Recibo Renda de Casa ou Amortização
  • Fotocópia de Despesas com Medicamentos (valor unitário dos medicamentos de uso crónico)
  • Relatório Médico

Horário

Segunda-feira a Domingo
8h30m – 20h30m

Contactos

Rua do Ribatejo 40, 2870-128, Montijo
21 230 67 00 / 93 327 60 96