Usufrua dos nossos descontos na Farmácia e na Clínica

Casa da Criança

A Casa da Criança é um dos equipamentos de Infância que pertence à União Mutualista de Montijo. Recebe crianças dos 4 meses aos 6 anos.
CASA-CRIANCA-GRANDE OK

Direção Técnica

Educadora Natércia Dutra

Direção Pedagógica

Educadora Helena Ferreira

Princípios Orientadores

Os princípios orientadores da Casa da Criança enquadram-se numa Filosofia Educativa que defende que cada criança pertence a uma complexidade de relações e experiências que, nós enquanto escola queremos ajudar a organizar e a selecionar, devendo a criança aprender a valorizar a sua própria identidade.
Reconhecemos em cada criança o seu valor e dignidade, nas suas próprias diferenças, favorecendo uma educação multicultural que respeite todos independentemente do seu nome, origem, cor de pele, crenças religiosas ou etnias.
Uma educação que afirme como valor a diferença e afirme como um objetivo na educação o aprender através das diferenças.
Para além disso, assumimo-nos numa sociedade que se quer democrática.
Afirmamos o carácter ecológico que deve estar presente nas práticas educativas dos educadores, reforçando a preservação da natureza enquanto dom e lugar para a felicidade que queremos transmitir as gerações futuras.
Educamos para a paz e para a tolerância como bases fundamentais para uma convivência na sociedade.
É fundamental que as crianças se tornem curiosas, autónomas, constantes aprendizes, capazes de resolver problemas. Que desenvolvam a capacidade de aprender a aprender, criando alicerces para um processo de aprendizagem ao longo da vida.
Queremos despertar valores inatos em cada criança e estimular a sua expressão através dos processos de criação nas suas múltiplas formas.
Assume ainda especial importância, despertar nas nossas crianças o sentido crítico necessário para a construção de valores que contribuam para o bem-estar individual e coletivo. É fundamental uma educação que perspetive a resolução de conflitos, promovendo o diálogo e a participação ativa de todos.
Em consequência da consciência que temos da forma como a criança se constrói a si mesma, valorizamos o jogo, entendendo que é crucial na vida da criança, pois é para ela a forma de se apropriar do mundo que a rodeia.
Para o processo de crescimento da criança acreditamos na importância de adultos como modelos, mas modelos reais e autênticos, com forças e fraquezas, com sentimentos, seres humanos e não heróis.
Defendemos que a Educação é uma responsabilidade partilhada e esta partilha é assegurada pela proximidade que mantemos com as famílias, numa relação de verdade, construída e consolidada diariamente.
Desenvolvemos a nossa prática, alicerçada no AMOR, na AFETIVIDADE e na PROXIMIDADE.

Ação Educativa

A ação educativa na Casa da Criança assenta no princípio de que a criança é um agente ativo na construção do seu próprio conhecimento e na conceção da sua aprendizagem, tendo interesses, necessidades e desejos muito próprios, que a tornam única, possuindo um ritmo próprio que é respeitado.
A prática pedagógica, tem como ponto de partida aquilo que a criança já conhece e dos seus interesses, ajudando-a progressivamente, a associar estes conhecimentos com novas aprendizagens, que se pretendem significativas.
Durante o seu percurso de vida na Creche, a criança é estimulada para a aquisição de aprendizagens base, a nível relacional e motor, que se complementam posteriormente, na valência de Pré-Escolar, com os interesses/aprendizagens e competências adquiridas na mesma.
Na Creche, as crianças estão organizadas por faixas etárias. Assim as salas são dos 4 aos 12 meses, dos 12 aos 24 meses e dos 24 ao 36 meses.
No Pré-Escolar, as crianças estão organizadas por grupos heterogéneos (3,4 e 5 anos).
Cada grupo de crianças é acompanhado por uma Educadora e uma Auxiliar de Ação Educativa, à exceção da sala do Berçário que, além da Educadora tem ainda duas Auxiliares.
A nossa Ação Educativa assenta em três modelos pedagógicos, tendo como princípio de que a criança é um agente ativo na construção do seu próprio saber.
Assim, a Pedagogia de Projeto, o Movimento da Escola Moderna e o Currículo de Orientação Construtivista são a base do trabalho que é desenvolvido.
No que diz respeito à Pedagogia de Projeto, são tidas em conta as motivações e os saberes das crianças e, a partir daqui é construído um plano de ação flexível e aberto que, gradualmente encontra as respostas para as dúvidas colocadas. Promove o desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação criadora, da autonomia e a socialização da criança.
O Movimento da Escola Moderna: baseado nos trabalhos de Freinet e Vygotsky, assenta numa organização cooperativa do grupo. As crianças organizam-se em função dos interesses, trabalhando individualmente ou em grupo. A educadora promove a livre expressão individual, dentro de um espírito de entreajuda e cooperação.
O Currículo de Orientação Cognitiva: fundamenta-se nas teorias de desenvolvimento de Piaget e enquadra-se numa pedagogia ativa. A criança aprende fazendo. As atividades desenvolvem-se num ambiente organizado por áreas, onde as crianças podem fazer a sua escolha. Cabe à educadora incentivar e promover a ação entre pares e a procura de soluções para resolução de questões do quotidiano.

Atividades Curriculares

É desenvolvido nas salas um trabalho planificado, refletido e avaliado que tem em conta as áreas de desenvolvimento, no caso da valência de Creche, e as áreas de conteúdo, na valência de Pré-escolar.

Este trabalho está espelhado no Projeto Pedagógico de Sala (creche) ou Projeto Curricular de Grupo (pré-escolar). É avaliado semestral e anualmente, sofrendo os ajustes que forem necessários, de acordo com o desenrolar do trabalho.

Após o conhecimento inicial de cada criança, é delineado um Plano Individual no qual estão previstas as competências a desenvolver até ao final de cada ano letivo. Este plano é dado a conhecer à família que o valida numa primeira fase e, posteriormente é avaliado por todos os intervenientes no mesmo. É um documento flexível e é ajustado de acordo com as aquisições realizadas pela criança.

Nas salas são desenvolvidas diversas atividades promotoras de competências nas diferentes áreas: expressão plástica, educação física, expressão dramática, expressão musical, abordagem à matemática e à linguagem oral e escrita, conhecimento do mundo, sempre com a formação pessoal e social que, sendo transversal, está presente nos diferentes momentos do dia.

A Hora do Conto, a Biblioteca, a Informática e o Atelier de Culinária são atividades complementares à prática pedagógica.

Atividades Extracurriculares

Creche

Expressão Musical

Pré-Escolar

Expressão Musical
Inglês
Judo
Atelier de Ciências

Marcação de Visitas

As visitas à Casa da Criança podem ser feitas mediante marcação prévia através de telefone, correio electrónico ou presencialmente.

Pré-Inscrição

As pré-inscrições podem ser feitas durante todo o ano letivo, mediante o preenchimento de um impresso próprio a entregar nas nossas instalações das 9h às 18h.

Horário

Segunda-feira a Sexta-feira
7h30 – 19h30

Contactos

Praceta Dr. César Ventura 2870-345 Montijo
21 230 14 39
Creche - 93 960 32 61
Pré-escolar - 91 047 67 47