Usufrua dos nossos descontos na Farmácia e na Clínica

Centro Comunitário + Cidadão

O Centro Comunitário surgiu em 2006 e resulta de uma cooperação entre o Instituto da Segurança Social e a União Mutualista, apoiando 240 famílias provenientes da freguesia de Montijo.

A Nossa Equipa

1 Diretora Técnica - Psicóloga Social e das Organizações
2 Técnicas de Serviço Social
1 Animadora Sociocultural
1 Monitor
1 Trabalhadora Auxiliar
+CIDADAO-grande

Princípios Orientadores

O Centro Comunitário tem como objetivo a implementação de atividades que contribuam para a promoção e melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento social local, pelo que estrutura a sua intervenção em torno as seguintes estratégias de atuação:
  • Atendimento / Acompanhamento às Famílias
  • Animação Socio Cultural e Recreativa
  • Atividades Lúdico-Pedagógicas
  • Desenvolvimento de Competências
  • Promoção da Saúde e Bem Estar

Missão

O Centro Comunitário “Mais Cidadão” (CCMC) é uma resposta social surgiu em 2006, na sequência da intervenção que o PISCA – Projeto de Intervenção Social nos Bairros da Caneira e Esteval vinha a realizar desde 1997 (Projeto de Luta Contra a Pobreza)
Esta resposta social resulta de um acordo de cooperação atípico entre o instituto da Segurança Social, na qualidade de entidade financiadora, e a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, como entidade gestora da resposta social.
O CCMC situa-se no Bairro do Esteval abrange em termos de acordo de cooperação um apoio a 240 famílias provenientes da freguesia de Montijo.

Neste sentido, a intervenção do Centro Surgiu para rentabilizar as intervenções realizadas pelo projeto através de uma ação sistemática e contínua contribuindo, desta forma, para a promoção da cidadania, para o desenvolvimento local e para uma efetiva integração social das populações alvo.

Áreas de Intervenção

Atendimento/Acompanhamento às Famílias no âmbito da Ação Social

O trabalho desenvolvido nesta área de intervenção visa sobretudo contribuir para a diminuição da pobreza através da capacitação dos grupos e territórios abrangidos, reforçando o compromisso com os mais vulneráveis.

O atendimento e acompanhamento às famílias, pauta-se pela procura de ações que impactem na melhoria da qualidade de vida da população e das comunidades locais e que garantam o acesso aos bens e serviços (trabalho, educação, alimentação e saúde), diminuam as desigualdades sociais, ampliem os direitos e visem possibilitar às pessoas e comunidade o acesso pleno à cidadania e justiça social.

Animação Sociocultural e Recreativa

A atividades socioculturais e recreativas desenvolvidas no Centro Comunitário “Mais Cidadão” constituem um suporte que visa a promoção de momentos de lazer e de conhecimento aos utentes e simultaneamente incentiva os mesmos a conhecer novos locais.

Desta forma, através de passeios e convívios em datas festivas trabalhamos no sentido da prevenção do isolamento social, promovendo assim um envelhecimento ativo.

Atividades de Educação e Desenvolvimento de Competências

Desenvolvem-se ações de informação/ esclarecimento que têm como foco a promoção da consciência individual e coletiva, bem como a introdução de mudanças comportamentais para benefício dos indivíduos/ famílias.

Apoio Alimentar

Desde 2020 a União Mutualista do Montijo, na valência do Centro Comunitário tornou-se entidade Mediadora do Programa Operacional Alimentar Para Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC), este programa visa a distribuição de bens alimentares, secos e congelados a 65 beneficiários.

Devido ao contexto atual de emergência, provocado pela pandemia, em que os pedidos de apoio alimentar aumentaram significativamente, o Instituto da Segurança Social, ampliou a capacidade de resposta dos consórcios com o aumento de destinatários finais por entidade mediadora, como é o caso da União Mutualista, que teve um aumento de 100%, contando atualmente com 143 beneficiários.

Nesta sequência na valência do CCMC, em 2021 entrou para a Rede de Apoio Alimentar do Montijo, através da qual vai procede à distribuição de cabazes a famílias não inseridas no PO APMC.

Atividades Lúdico-Pedagógicas

Adultos e Idosos
Pretende-se assegurar um acompanhamento adequado às necessidades dos utentes do Centro Comunitário “Mais Cidadão” de forma a promover estratégias facilitadoras de um processo de envelhecimento ativo, através da estimulação cognitiva e social. Desta forma, e tendo como a principal ferramenta a Animação, o principal objetivo desta área é o de promover o bem-estar psicológico e social dos utentes. Como tal desenvolvem-se aulas diárias num formato de ateliers de Artes Decorativas e de Arraiolos.

Crianças e Jovens
O Centro Comunitário “Mais Cidadão” pretende contribuir para o crescimento e desenvolvimento saudável da população infantil e juvenil, e possibilitar às respetivas famílias um melhor acompanhamento e ocupação de tempos livres dos seus educandos durante o período não letivo.

Com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, as crianças e jovens que frequentam o Centro Comunitário “Mais Cidadão” têm oportunidade de experienciar atividades relacionadas com desporto, lazer, cultura, educação, colónias balneares, entre tantas outras, durante os períodos das pausas letivas da páscoa, verão e natal.

Atividades para a Promoção da Saúde e Bem Estar

Estas atividades constituem uma inovação ao nível dos Centros Comunitários uma vez que permitem que inúmeros indivíduos acedam a serviços que de outra forma não conseguiriam. São também atividades que previnem o sedentarismo e consequentemente potenciam o bem estar físico e psicológico.

Privilegia-se um trabalho individualizado com o utente através de:
– Sessões de aconselhamento/acompanhamento em temáticas da saúde;
– Sessões de Massagem de Relaxamento;
– Sessões de Eletroterapia.

Atividades de grupo para adultos e séniores:
– Caminhadas Semanais;
– Aulas de Pilates.

Horário

Segunda-feira a Sexta-feira
9h00 -17h00

Contactos

Rua Gil Vicente – Bairro do Esteval, 2870-332, Montijo
933 293 440 / 911 888 570