Princípios Orientadores
Reconhecemos em cada criança o seu valor e dignidade, nas suas próprias diferenças, favorecendo uma educação multicultural que respeite todos independentemente do seu nome, origem, cor de pele, crenças religiosas ou etnias.
Uma educação que afirme como valor a diferença e afirme como um objetivo na educação o aprender através das diferenças.
Para além disso, assumimo-nos numa sociedade que se quer democrática.
Afirmamos o carácter ecológico que deve estar presente nas práticas educativas dos educadores, reforçando a preservação da natureza enquanto dom e lugar para a felicidade que queremos transmitir as gerações futuras.
Educamos para a paz e para a tolerância como bases fundamentais para uma convivência na sociedade.
É fundamental que as crianças se tornem curiosas, autónomas, constantes aprendizes, capazes de resolver problemas. Que desenvolvam a capacidade de aprender a aprender, criando alicerces para um processo de aprendizagem ao longo da vida.
Queremos despertar valores inatos em cada criança e estimular a sua expressão através dos processos de criação nas suas múltiplas formas.
Assume ainda especial importância, despertar nas nossas crianças o sentido crítico necessário para a construção de valores que contribuam para o bem-estar individual e coletivo. É fundamental uma educação que perspetive a resolução de conflitos, promovendo o diálogo e a participação ativa de todos.
Em consequência da consciência que temos da forma como a criança se constrói a si mesma, valorizamos o jogo, entendendo que é crucial na vida da criança, pois é para ela a forma de se apropriar do mundo que a rodeia.
Para o processo de crescimento da criança acreditamos na importância de adultos como modelos, mas modelos reais e autênticos, com forças e fraquezas, com sentimentos, seres humanos e não heróis.
Defendemos que a Educação é uma responsabilidade partilhada e esta partilha é assegurada pela proximidade que mantemos com as famílias, numa relação de verdade, construída e consolidada diariamente.
Desenvolvemos a nossa prática, alicerçada no AMOR, na AFETIVIDADE e na PROXIMIDADE.
Atividades Curriculares
É desenvolvido nas salas um trabalho planificado, refletido e avaliado que tem em conta as áreas de desenvolvimento, no caso da valência de Creche.
Este trabalho está espelhado no Projeto Pedagógico de Sala (creche) ou Projeto Curricular de Grupo (pré-escolar). É avaliado semestral e anualmente, sofrendo os ajustes que forem necessários, de acordo com o desenrolar do trabalho.
Após o conhecimento inicial de cada criança, é delineado um Plano Individual no qual estão previstas as competências a desenvolver até ao final de cada ano letivo. Este plano é dado a conhecer à família que o valida numa primeira fase e, posteriormente é avaliado por todos os intervenientes no mesmo. É um documento flexível e é ajustado de acordo com as aquisições realizadas pela criança.
Nas salas são desenvolvidas diversas atividades promotoras de competências nas diferentes áreas: expressão plástica, educação física, expressão dramática, expressão musical, abordagem à matemática e à linguagem oral e escrita, conhecimento do mundo, sempre com a formação pessoal e social que, sendo transversal, está presente nos diferentes momentos do dia.
A Hora do Conto, a Biblioteca, a Informática e o Atelier de Culinária são atividades complementares à prática pedagógica.