Princípios Orientadores
Reconhecemos em cada criança o seu valor e dignidade, nas suas próprias diferenças, favorecendo uma educação multicultural que respeite todos independentemente do seu nome, origem, cor de pele, crenças religiosas ou etnias.
Uma educação que afirme como valor a diferença e afirme como um objetivo na educação o aprender através das diferenças.
Para além disso, assumimo-nos numa sociedade que se quer democrática.
Afirmamos o carácter ecológico que deve estar presente nas práticas educativas dos educadores, reforçando a preservação da natureza enquanto dom e lugar para a felicidade que queremos transmitir as gerações futuras.
Educamos para a paz e para a tolerância como bases fundamentais para uma convivência na sociedade.
É fundamental que as crianças se tornem curiosas, autónomas, constantes aprendizes, capazes de resolver problemas. Que desenvolvam a capacidade de aprender a aprender, criando alicerces para um processo de aprendizagem ao longo da vida.
Queremos despertar valores inatos em cada criança e estimular a sua expressão através dos processos de criação nas suas múltiplas formas.
Assume ainda especial importância, despertar nas nossas crianças o sentido crítico necessário para a construção de valores que contribuam para o bem-estar individual e coletivo. É fundamental uma educação que perspetive a resolução de conflitos, promovendo o diálogo e a participação ativa de todos.
Em consequência da consciência que temos da forma como a criança se constrói a si mesma, valorizamos o jogo, entendendo que é crucial na vida da criança, pois é para ela a forma de se apropriar do mundo que a rodeia.
Para o processo de crescimento da criança acreditamos na importância de adultos como modelos, mas modelos reais e autênticos, com forças e fraquezas, com sentimentos, seres humanos e não heróis.
Defendemos que a Educação é uma responsabilidade partilhada e esta partilha é assegurada pela proximidade que mantemos com as famílias, numa relação de verdade, construída e consolidada diariamente.
Desenvolvemos a nossa prática, alicerçada no AMOR, na AFETIVIDADE e na PROXIMIDADE.
Atividades Curriculares
É desenvolvido nas salas um trabalho planificado, refletido e avaliado que tem em conta as áreas de desenvolvimento, no caso da valência de Creche.
Este trabalho está espelhado no Projeto Pedagógico de Sala (creche). É avaliado semestral e anualmente, sofrendo os ajustes que forem necessários, de acordo com o desenrolar do trabalho.
Após o conhecimento inicial de cada criança, é delineado um Plano Individual no qual estão previstas as competências a desenvolver até ao final de cada ano letivo. Este plano é dado a conhecer à família que o valida numa primeira fase e, posteriormente é avaliado por todos os intervenientes no mesmo. É um documento flexível e é ajustado de acordo com as aquisições realizadas pela criança.
Nas salas são desenvolvidas diversas atividades promotoras de competências nas diferentes áreas: expressão plástica, educação física, expressão dramática, expressão musical, abordagem à matemática e à linguagem oral e escrita, conhecimento do mundo, sempre com a formação pessoal e social que, sendo transversal, está presente nos diferentes momentos do dia.
A Hora do Conto, a Biblioteca, a Informática e o Atelier de Culinária são atividades complementares à prática pedagógica.