Há 152 Anos Consigo!
A fundação da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição remonta a 1872, mais precisamente àquele dia 18 de Novembro em que El-Rei D. Luís I, “considerando que as sociedades desta natureza tendem a melhorar a sorte dos associados e muito contribuem para a sua moralização”, decidiu por bem aprovar os estatutos da Associação Fraternal do Monte-Pio da villa de Aldegalega do Ribatejo.
A nova instituição foi, assim, criada numa época em que as antigas confrarias com sede na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo estavam praticamente extintas, e a Santa Casa da Misericórdia atravessava uma grave crise. Dada tal conjuntura, o seu surgimento ficou intimamente ligado aos anseios da população local, que procurava novas formas de solidariedade e de apoio na doença e na morte. Prova do seu imediato sucesso junto de todas as classes, das mais abonadas às mais desfavorecidas, um ano após a legalização a Associação Fraternal já contava 865 sócios, número excelente tendo em conta que a população da Aldeia Galega rondava os cinco mil habitantes.
Hoje, mais de 150 anos volvidos, muitos estatutos renovados, ajustados à presente realidade social, a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição (UMNSC) / União Mutualista Montijo, continua a assentar toda a sua missão nos ideais de Fraternidade e Solidariedade, mantendo-se estes pilares base conciliados com o cuidado da adaptação constante ao nosso tempo e aos novos problemas que com eles emergem, de modo a encontrar respostas eficazes e contribuir para a satisfação das necessidades sentidas pela comunidade onde estão inseridas.
Nos termos dos atuais Estatutos, a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos que prossegue fins nas áreas da Acção Social (Infância, Idoso e outras respostas sociais) e da Saúde.
O crescimento acelerado da cidade do Montijo, verificado a partir da conclusão da Ponte Vasco da Gama, e subsequente acréscimo do número de moradores nesta zona a Sul do Tejo implicou também um crescimento da UMNSC nas diferentes áreas de atuação e uma modernização das suas estruturas, o que se traduz numa presença cada vez mais próxima e abrangente da União Mutualista junto da comunidade montijense.
Recentemente, com o reconhecimento de Qualidade dos seus serviços e equipamentos, a UMNSC deu mais um passo significativo na sua longa e rica história, tendo-se tornado na única mutualista no nosso país a obter a Certificação de Qualidade em todas as valências que desenvolve nas áreas social, educação e saúde.
Em 2021, a União Mutualista Montijo apresentou à comunidade uma nova identidade corporativa, mais moderna, sóbria e apelativa. A inserção do novo logótipo e a aplicação da linha gráfica em todos os suportes físicos e digitais, pretende ir ao encontro desta nova realidade, onde os meios tecnológicos ganharam uma relevância e preponderância decisiva na interação com os nossos utentes.
Este foi o ponto de partida para a definitiva modernização da instituição, aliando a contemporaneidade, a uma longa história de ação social que provoca sentimentos e desperta emoções. Esta mudança pretendeu, através de uma fácil assimilação e reconhecimento da marca, atualizar as várias formas de comunicação entre a instituição, os seus utentes e comunidade em geral.
A União Mutualista passou por um rebranding e “abreviou” a sua extensa designação (União Mutualista Nossa Senhora da Conceição), para apenas “União Mutualista Montijo”, apostando num grafismo mais simples, eficiente e objetivo. Agora, é possível encontrar-nos à distância de um clique com o novo site, onde a navegação é mais fluida e intuitiva, “mais perto de si!”
Apesar desta nova identidade, mantemos as nossas raízes e a missão que nos move há mais de século e meio de existência.
Uma nova imagem, os mesmos princípios e valores!