Direção Técnica
Dra. Sofia Prata
A Nossa Equipa
1 Diretora Técnica
1 Animadora Socio Cultural
1 Monitor
1 Ajudante Ação Direta
1 Trabalhadora Auxiliar
Princípios Orientadores
- Atendimento / Acompanhamento às Famílias
- Animação Socio Cultural e Recreativa
- Atividades Lúdico-Pedagógicas
- Desenvolvimento de Competências
- Promoção da Saúde e Bem Estar
Missão
Esta resposta social resulta de um acordo de cooperação atípico entre o instituto da Segurança Social, na qualidade de entidade financiadora, e a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, como entidade gestora da resposta social.
O CCMC situa-se nos Bairros da Caneira e Esteval e abrange em termos de acordo de cooperação um apoio a mais de 240 famílias provenientes da freguesia de Montijo.
Neste sentido, a intervenção do Centro surgiu para rentabilizar as intervenções realizadas pelo projeto através de uma ação sistemática e contínua contribuindo, desta forma, para a promoção da cidadania, para o desenvolvimento local e para uma efetiva integração social das populações alvo.
Áreas de Intervenção
Atendimento/Acompanhamento às Famílias no âmbito da Ação Social
O trabalho desenvolvido nesta área de intervenção visa sobretudo contribuir para a diminuição da pobreza através da capacitação dos grupos e territórios abrangidos, reforçando o compromisso com os mais vulneráveis.
O atendimento e acompanhamento às famílias, pauta-se pela procura de ações que impactem na melhoria da qualidade de vida da população e das comunidades locais e que garantam o acesso aos bens e serviços (trabalho, educação, alimentação e saúde), diminuam as desigualdades sociais, ampliem os direitos e visem possibilitar às pessoas e comunidade o acesso pleno à cidadania e justiça social.
Animação Sociocultural e Recreativa
A atividades socioculturais e recreativas desenvolvidas no Centro Comunitário “Mais Cidadão” constituem um suporte que visa a promoção de momentos de lazer e de conhecimento aos utentes e simultaneamente incentiva os mesmos a conhecer novos locais.
Desta forma, através de passeios e convívios em datas festivas trabalhamos no sentido da prevenção do isolamento social, promovendo assim um envelhecimento ativo.
Atividades de Educação e Desenvolvimento de Competências
Desenvolvem-se ações de informação/ esclarecimento que têm como foco a promoção da consciência individual e coletiva, bem como a introdução de mudanças comportamentais para benefício dos indivíduos/ famílias.
Apoio Alimentar
Desde dezembro de 2019 a União Mutualista do Montijo, na valência do Centro Comunitário tornou-se entidade Mediadora do Programa Operacional Alimentar Para Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC), este programa visa a distribuição de bens alimentares, secos e congelados a 65 beneficiários.
Devido ao contexto atual de emergência, provocado pela pandemia, em que os pedidos de apoio alimentar aumentaram significativamente, o Instituto da Segurança Social, ampliou a capacidade de resposta dos consórcios com o aumento de destinatários finais por entidade mediadora, como é o caso da União Mutualista, que teve um aumento de 100%, contando em dezembro de 2023 com 143 beneficiários e em 2024 viu aumentado o protocolo para 150 beneficiários.
Nesta sequência a valência do CCMC, em 2021 entrou para a Rede de Apoio Alimentar do Montijo, através da qual procede à distribuição de cabazes a famílias não inseridas no PO APMC.
Atividades Lúdico-Pedagógicas
Adultos e Idosos
Pretende-se assegurar um acompanhamento adequado às necessidades dos utentes do Centro Comunitário “Mais Cidadão” de forma a promover estratégias facilitadoras de um processo de envelhecimento ativo, através da estimulação cognitiva e social. Desta forma, e tendo como a principal ferramenta a Animação, o principal objetivo desta área é o de promover o bem-estar psicológico e social dos utentes. Como tal desenvolvem-se aulas diariamente de Atelieres de Artes Decorativas, Costura e Aulas de Movimento. Semanalmente têm Caminhadas e Ciclismo Sénior. Estas atividades decorrem em igual proporção no Bairro da Caneira e no Bairro do Esteval.
Crianças e Jovens
O Centro Comunitário “Mais Cidadão” pretende contribuir para o crescimento e desenvolvimento saudável da população infantil e juvenil, e possibilitar às respetivas famílias um melhor acompanhamento e ocupação de tempos livres dos seus educandos.
Com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, as crianças e jovens que frequentam o Centro Comunitário “Mais Cidadão” têm oportunidade de experienciar atividades relacionadas com desporto, lazer, cultura, educação, colónias balneares, entre tantas outras, durante todo o ano, ou seja, em período letivo e também durante os períodos das pausas letivas da páscoa, verão e natal.