No dia 4 de outubro inaugurou, na Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva, a exposição “União Mutualista: Uma Presença Ativa no Montijo” sobre a história e a realidade da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição que celebra o seu 150.º aniversário.
A inauguração da mostra contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, do vereador José Manuel Santos, de Pedro Santos, presidente do Conselho de Administração da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, de Fernando Amaro, vogal do Conselho de Administração Montepio Geral – Associação Mutualista, entre outros convidados.
“Se olharmos retrospetivamente, a União Mutualista teve sempre uma presença permanente atenta e acompanhante dos problemas da cidade”, afirmou na inauguração o presidente da câmara, Nuno Canta.
O autarca referiu, ainda, que “150 anos é uma data muito importante de celebração, por isso, considerámos importante, disponibilizar todas as instalações municipais bem como dar relevo a este trabalho fundamental, a exposição que hoje inauguramos.”
Pedro Santos, presidente do Conselho de Administração da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição sublinhou que “Mais que uma data comemoramos um percurso que se iniciou em 1872. A história da União Mutualista é a história da sua relação com a comunidade montijense. Uma relação que se iniciou para responder aos anseios da população apoiando, principalmente, os mais carenciados. Uma relação secular que tem sido alimentada por um diálogo constante que permite à União Mutualista perceber as necessidades da população que serve e encontrar as respostas adequadas para as satisfazer”.
Com esta mostra a União Mutualista pretende dar a conhecer o impacto positivo que o mutualismo trouxe ao Montijo. A entrada é gratuita. A exposição por ser visitada de 2.ª a 6.ª feira das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, até 31 de outubro.
Fonte: https://www.mun-montijo.pt/viver/noticia/uniao-mutualista-uma-presenca-ativa-no-montijo