Usufrua dos nossos descontos na Farmácia e na Clínica

Notícias

Media

Município do Montijo atribui apoios à União Mutualista

Município do Montijo atribui apoios à União Mutualista

Na reunião de câmara de 18 de maio, o executivo da Câmara Municipal do Montijo, procedeu a atribuição de dois apoios financeiros à União Mutualista Nossa Senhora da Conceição concernentes à publicação de um livro comemorativo do 150.º aniversário da associação, à criação de uma estrutura para refugiados da guerra da Ucrânia e, aprovou a assinatura de um protocolo, com a mesma instituição, para a criação de um Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS).

A primeira proposta acolhida prende-se com atribuição de apoio financeiro à União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, no âmbito das comemorações do 150º aniversário da associação, e para publicação de um livro comemorativo, no valor de vinte mil euros.

Uma segunda proposta respeita à criação de estrutura para acolhimento familiar e individual de refugiados da guerra da Ucrânia num edifício, disponibilizado pela União Mutualista Nossa Sra. da Conceição, sito na Rua Dr. Manuel da Cruz Júnior n.º 10.

Neste sentido a Câmara Municipal, votou favoravelmente a atribuição de apoio financeiro, no montante de 38.253,37€, para execução de obras de remodelação de edifício e aquisição de mobiliário e equipamentos para acolhimento de 44 refugiados, incluindo quatro bebés de berço.

No âmbito da transferência de competências na área da ação social para a autarquia (que será efetivada a 1 de junho), a Câmara Municipal do Montijo, aprovou um protocolo de cooperação a celebrar com União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, Instituição Particular de Solidariedade Social, que se prende com Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), localizado Rua Gil Vicente, no Bairro do Esteval.

Este protocolo, anteriormente assegurado pela Segurança Social, assegura que município do Montijo preste o apoio técnico e financeiro à instituição no desenvolvimento da resposta social em, agora, alargada a toda a área da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro e não apenas à cidade como antes sucedia.

A comparticipação financeira do Município do Montijo para o SAAS, ano de 2022 é de 7 452,08€, por mês. O objetivo é assegurar o atendimento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como, de emergência social de harmonia com a legislação e os instrumentos regulamentares em vigor.

Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade.

Fonte: https://www.mun-montijo.pt/viver/noticia/municipio-do-montijo-atribui-apoios-a-uniao-mutualista