No âmbito das comemorações do aniversário da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, a instituição procedeu à apresentação do livro “150 anos ao serviço dos cidadãos do Montijo”, no foyer no Cinema Teatro Joaquim d’Almeida, no dia 18 de novembro.
A apresentação do livro contou na mesa de abertura com a presença do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, do presidente da UMNSC, Pedro Santos, e do autor do livro, o jornalista Carlos Simões.
O presidente da instituição referiu que este livro se refere às últimas duas décadas e meia da instituição (uma vez que os primeiros 125 anos da instituição já foram retratados em livro) e que “o objetivo deste documento é contar a história que ainda não foi contada e, principalmente, registrar através do discurso dos próprios, a forma como os intervenientes, com responsabilidade na instituição viveram e sentiram a união mutualista”.
Carlos Simões agradeceu a oportunidade e afirmou ter sido um privilégio “falar com antigos e atuais dirigentes da instituição”. O autor esclareceu que os leitores “vão encontrar o testemunho dos que lutaram, das pessoas que, em determinada altura, arriscaram a sua segurança pessoal para permitir que esta instituição não se afundasse, uma iniciativa notável”.
O presidente da Câmara Municipal do Montijo foi um desses testemunhos e, na apresentação, mencionou que “a criação desta mutualidade se deveu a um punhado de montijenses que apostaram na solidariedade, na força conjunta para resolver os problemas sociais e dar respostas aos locais, às populações vizinhas e, sobretudo aos mais carenciados”.
As dificuldades que a instituição enfrentou, destacou o autarca, também “voltaram a ser resolvidos por um punhado de montijenses que não deixaram desaparecer uma das mais importantes instituições de solidariedade social da cidade do Montijo”.