Página Principal Noticias
Logo

A ação educativa na Casa da Criança assenta no princípio de que a criança é um agente ativo na construção do seu próprio conhecimento e na conceção da sua aprendizagem, tendo interesses, necessidades e desejos muito próprios, que a tornam única, possuindo um ritmo próprio a ser respeitado.


A prática pedagógica, tem como ponto de partida aquilo que a criança já conhece e dos seus interesses, ajudando-a progressivamente, a associar estes conhecimentos com novas aprendizagens, que se pretendem significativas. Durante o seu percurso de vida na Creche, a criança é estimulada para a aquisição de aprendizagens base, a nível relacional e motor, que se complementam posteriormente, na valência de Pré-Escolar, com os interesses/aprendizagens e competências adquiridas na mesma.


Defendemos e praticamos uma pedagogia construtivista, promovendo um ambiente de iniciação às práticas de cooperação e solidariedade de uma vida democrática.


Na Creche, as crianças estão organizadas por faixas etárias e divididas por 5 salas, das quais Berçários e Salas Parques, num total de 73 crianças.


No Pré-Escolar, as crianças estão organizadas por grupos heterogéneos (3,4 e 5 anos) e divididas por 3 salas, num total de 72 crianças.


Cada grupo de crianças é acompanhado por uma Educadora e uma Auxiliar de Ação Educativa, à exceção da sala do 1º Berçário que tem duas Auxiliares.


Existem ainda três Auxiliares de Ação Educativa, como elementos de apoio às duas valências.


Serviços: