Página Principal Noticias
Logo

Princípios Orientadores

Os princípios orientadores do Centro Infantil António Marques enquadram-se numa Filosofia Educativa que defende que cada criança pertence a uma complexidade de ralações e experiências que, nós enquanto escola queremos ajudar a organizar e a selecionar, devendo a criança aprender a valorizar a sua própria identidade. Reconhecemos em cada criança o seu valor e dignidade, nas suas próprias diferenças, favorecendo uma educação multicultural que respeite todos independentemente do seu nome, origem, cor de pele, crenças religiosas ou etnias. Uma educação que afirme como valor a diferença e afirme como um objetivo na educação o aprender através das diferenças.

Para além disso, assumimo-nos numa sociedade que se quer democrática.

Queremos afirmar o caracter ecológico que deve estar presente nas práticas educativas dos educadores, reforçando a preservação da natureza enquanto dom e lugar para a felicidade que queremos transmitir as gerações futuras.

Queremos educar para a paz e para a tolerância como bases fundamentais para uma convivência na sociedade.

Queremos educar e contribuir para que as crianças se tornem curiosas, autónomas, constantes aprendizes, capazes de resolver problemas. Queremos que sejam capazes de aprender a aprender, criando alicerces para um processo de aprendizagem ao longo da vida.

Queremos despertar valores inatos em cada criança e estimular a sua expressão através dos processos de criação nas suas múltiplas formas.

Queremos despertar nas nossas crianças o sentido crítico necessário para a construção de valores que contribuam para o bem-estar individual e coletivo. É fundamental uma educação que perspetive o conflito como uma realidade inevitável a ultrapassar construtivamente.

Em consequência da consciência que temos da forma como a criança se constrói a si mesma, valorizamos o jogo, entendendo que é crucial na vida da criança, pois é para ela a forma de se apropriar do mundo que a rodeia.

Para o processo de crescimento da criança acreditamos na importância de adultos como modelos, mas modelos reais e autênticos, com forças e fraquezas, com sentimentos, seres humanos e não heróis.

É de realçar ainda o maior ingrediente, com o qual concebemos a educação e desenvolvemos a nossa prática, que diz respeito ao AMOR,AFETIVIDADE E PROXIMIDADE.

Serviços: